EssaysForStudent.com - Free Essays, Term Papers & Book Notes
Search

Portfólio – Teoria Geral Da Administração (portuguese)

Page 1 of 12

Portfólio – Teoria Geral da Administração

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO

Organizar e administrar são práticas seculares. As pirâmides egípcias e a muralha da China são exemplos de projetos de grande escopo e amplitude que envolveram milhares de pessoas e contaram com o uso de práticas administrativas desde 4.000 a.C. O primeiro curso de Administração abriu-se nos Estados Unidos em 1881, na Wharton School. Já no Brasil, a pioneira nesse curso foi a Fundação Getúlio Vargas em 1938. Quando se fala em Administração, deve-se fazer uma contextualização histórica, uma vez que o desenvolvimento da teoria administrativa e organizacional está sujeito às circunstâncias e às contingências temporais.

        As principais escolas do pensamento administrativo são:

  • Escola clássica de administração;
  • Enfoque comportamental;
  • Abordagem quantitativa;
  • Teoria dos sistemas e enfoque contingencial.

As teorias administrativas e organizacionais surgiram pela necessidade de adotar as melhores práticas que pudessem contribuir para a melhoria de dada organização, considerando suas características únicas de inserção no mercado. Elas permitem fazer previsões acerca do futuro, bem como interpretar o presente. Em suma, a Administração é uma disciplina aplicada na busca de resultados concretos que visem à melhoria da gestão.

ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO

        As principais contribuições da escola clássica de administração foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos com a prática gerencial, os quais buscaram desenvolver princípios racionais que tornariam a administração mais eficiente. Pode ser dividida em três correntes:

        - Administração científica:

Contexto: fase monopolista do capitalismo, concentração de mercados, crescimento econômico acelerado e liberalismo econômico. Taylor: dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores; separação de concepção e execução no processo de trabalho; utilização do monopólio do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução; a eliminação dos esforços desnecessários e a busca por uma sequência certa de atividades tornam o trabalho mais rápido e eficiente, podendo ser desempenhado por trabalhadores pouco qualificados, passíveis de serem treinados rapidamente e a baixo custo (Podemos perceber a aplicação dos conceitos de Taylor no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971), onde os Oompa-loompas, que são pequenas criaturas de 30 centímetros responsáveis pelas tarefas executadas na fábrica. Tratam-se de criaturas pequenas e pouco qualificados, mas capazes de cumprir suas funções com rapidez e eficiência, uma vez que não são responsáveis pelo processo como um todo, mas somente por determinada etapa do mesmo). Frank Gilbreth: preocupou-se em estudar os movimentos para realizar cada tarefa, de modo a eliminar movimentos desnecessários, que eram sinônimos de fadiga.

        - Gestão administrativa:

Contexto: fase monopolista do capitalismo, existência de empresas altamente verticalizadas e hierarquizadas, crescente conscientização acerca da importância da função da administração. Fayol: dividiu as operações empresariais em seis grupos inter-relacionados: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, de contabilidade e de administração; foi um dos primeiros a propor o ensino formal da administração; dividiu as funções da administração da seguinte maneira: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (No caso de Fayol, podemos ver aplicações de sua teoria no filme “Madagascar” (2005). Neste filme, os pinguins sempre planejam os meios para alcançar seus objetivos, traçando as etapas a serem cumpridas. Eles praticam cada função da administração desenvolvida por Fayol: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar).

        - Teoria da burocracia:

Contexto: consolidação da autoridade racional-legal nas sociedades ocidentais, racionalização do direito, centralização do poder estatal, expansão do capitalismo e crescimento da sociedade em massa, industrialização e racionalidade técnica presente em grandes empresas verticalizadas e hierárquicas. Weber: considerava que a burocracia era capaz de atingir o mais alto grau de eficiência e, por isso, era o mais racional e conhecido meio de exercer dominação sobre os seres humanos; via a burocracia como uma forma organizacional com várias vantagens, entre elas: predomínio da lógica científica, consolidação de metodologias de análise racionais, igualdade de todos diante da lei e da norma, formalização e codificação das competências técnicas e capacidade de isomorfismo.

Download as (for upgraded members)
txt
pdf
Citation Generator

(2015, 11). Portfólio – Teoria Geral Da Administração (portuguese). EssaysForStudent.com. Retrieved 11, 2015, from https://www.essaysforstudent.com/Technology/Portfólio-Teoria-Geral-Da-Administração-portuguese/101049.html

"Portfólio – Teoria Geral Da Administração (portuguese)" EssaysForStudent.com. 11 2015. 2015. 11 2015 <https://www.essaysforstudent.com/Technology/Portfólio-Teoria-Geral-Da-Administração-portuguese/101049.html>.

"Portfólio – Teoria Geral Da Administração (portuguese)." EssaysForStudent.com. EssaysForStudent.com, 11 2015. Web. 11 2015. <https://www.essaysforstudent.com/Technology/Portfólio-Teoria-Geral-Da-Administração-portuguese/101049.html>.

"Portfólio – Teoria Geral Da Administração (portuguese)." EssaysForStudent.com. 11, 2015. Accessed 11, 2015. https://www.essaysforstudent.com/Technology/Portfólio-Teoria-Geral-Da-Administração-portuguese/101049.html.