EssaysForStudent.com - Free Essays, Term Papers & Book Notes
Search

Fundo Monetário Internacional

By:   •  Case Study  •  545 Words  •  May 10, 2015  •  579 Views

Page 1 of 3

Fundo Monetário Internacional

FMI

(Fundo Monetário Internacional)

        Fundando em 1945, o FMI é administrado pelos governos de cada um dos seus 188 países membros, quase todos os países do mundo.

        O principal propósito deste Fundo Monetário Internacional é incitar a cooperação monetária a uma escala global, protegendo a estabilidade financeira, facilitando o comércio internacional e promovendo altos níveis de emprego e crescimento económico sustentável para que desta forma seja possível reduzir a pobreza em todo o nosso mundo.

Criação do FMI e os seus Objetivos

Após a quebra da bolsa de Nova Iorque, no ano 1929, os países começaram a assegurar práticas protecionistas, (teoria que é determinada por um conjunto de medida económicas que favorecem atividades económicas internas, causando prejuízo à concorrência estrangeira), nesse mesmo período na Europa a política de desvalorização da moeda acabou por prevalecer e aumentar a sua competitividade.

Os países aliados, no final da Segunda Guerra Mundial, decidiram implantar um sistema mais liberalista e é neste enquadramento que se desenvolveu o Sistema de Bretton Woods, composto pelo Fundo Monetário Internacional, BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e OIC (Organização Internacional do Comércio).

Ao FMI caberia a obrigação de examinar as taxas de câmbio e conceder empréstimos aos países, quando se verificasse um desequilíbrio na Balança de pagamentos.

No momento em que a taxa de câmbio ultrapassasse o “ponto de sustentação”, o país em questão deveria vender, ou comprar a sua moeda.

O Fundo Monetário Internacional foi criado em Julho no ano 1944, numa conferência da ONU realizada em Bretton Woods, Estados Unidos. Nela estiveram presentes 44 países, e o seu objetivo era criar um quadro de cooperação económica com a finalidade de impedir a repetição do círculo vicioso de desvalorizações. Zelando pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da impulsão dessa cooperação e da consulta de assuntos monetários entre os seus 188 países membros.

Principais objetivos da Organização

  1. Promoção da cooperação monetária Internacional, permitindo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros.
  2. Propiciar a expansão equilibrada do comércio, fazendo com que os níveis de empregabilidade e o desenvolvimento dos recursos produtivos aumentem.
  3. Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades económicas, emprestando fundos com prazos limitados, dando a esses países uma margem de manobra para conseguirem resolver os seus problemas económicos e auxiliar a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios que permite aos países (e seus cidadãos) efetuar transações entre si.

Supervisão

        Para preservar a estabilidade e prevenir crises no Sistema Monetário Internacional, o FMI examina as políticas de cada país, bem como a evolução económica e financeira do mesmo no plano nacional, regional e mundial, por intermédio de um sistema formal nomeado como supervisão.

        Nesta supervisão o Fundo monetário Internacional presta assessoria aos seus 188 países membros, incentivando-os a adotar políticas que promovam a estabilidade económica, reduzam a vulnerabilidade a crises económicas e financeiras e elevem os padrões de vida.

Continue for 2 more pages »  •  Join now to read essay Fundo Monetário Internacional
Download as (for upgraded members)
txt
pdf